quinta-feira, 26 de maio de 2011

UNIAO QUE FAZ A FORÇA

Presidida pelo deputado estadual Walter Tosta, a UNIPABE (União do Paraplegicos de Belo Horizonte) é uma entidade civil, sem fins lucrativos que a 33 anos vem ajudando portadores de deficiencia física. No inicio atendia apenas pessoas com deficiência, hoje já atende a crianças, adultos, jovens e idosos, oferecento cursos profissionalizantes, assistencia juridica e médica entre outros.
A ideia de fundar a UNIPABE veio de Walter Tosta, que ficou paraplegico aos 16 anos, no Rio de Janeiro onde morava com sua família. Depois de um tempo de recuperação ele e um grupo de amigos resolveram funda uma ONG, e acabaram escolhendo a capital mineira para sua sede. No inicio a UNIPABE funcionava num quarto de hotel no centro da cidade, e depois de muita dificuldade o grupo conseguiu alugar uma casa onde a UNIPABE  passou a funcionar, no principio, com algumas dificuldades, imagine a dificuldade de acomodar vários cadeirantes num mesmo espaço sem muitos recursos. 
Este espaço organizacional do terceiro setor situado entre a esfera pública e a privada, cumpre um papel relevante para a sociedade.  A UNIPABE tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que atendam as necessidades da sociedade a que está inserida. O objetivo principal da ONG é a reabilitação das pessoas com deficiência, insentivando o retorno a uma vida normal.
Cada vez mais as organizações não governamentais sem fins lucrativos ganham  mais força, ocupando muitas vezes um papel que deveria ser feito pelo governo. Ao conhecer a entidade também se conhece um pouco da história das pessoas que através dela voltaram a encarar a vida de forma mais alegre e natural.
Foi assim que conheci a historia de André que ficou paraplégico depois de sofrer um acidente de moto, ao fazer trilha. Ele conta que no inicio foi um pouco complicado lidar com as adaptações, mais que com o tempo foi se adequando, e hoje leva uma vida normal, trabalha, namora, dirige e joga rugby. "No inicio foi difícil mais graças ao apoio que tive consegui superar os obstáculos", diz André.
É através do apoio encontrado, que as pessoas ajudadas pela UNIPABE conseguem superar suas dificuldades, isso nos mostra o quanto somos  pequenos, e que  a soluççao para a maioria dos nossos problemas está bem diante de nós, e o quanto reclamamos, ao invés de procurar ajudar o outro, mesmo que seja através de um gesto até mesmo um sorriso. Se cada um fizesse um pouco o mundo seria um lugar melhor  de se viver.

Áudio  Renan Costa aluno de Jornalismo da PUC Minas que conheceu a UNIPABE através de um trabalho.

http://www.4shared.com/audio/1ygcpw5A/RecorRecording.mp3ding.html[URL=http://www.4shared.com/audio/1ygcpw5A/Recording.html]Recording.mp3[/URL]


Leia mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paraplegia

http://www.faac.unesp.br/pesquisa/tolerancia/ongs/conceito.htm


As fotos abaixo são do treino de rugby:
                                                                                                                                                                                                                                Fotos: Raiane Costa
Treino de basquete dos garotos da UNIPABE


Treino de basquete


Olha a animação dos garotos no treino


Agilidade depois de muita prática.








Nenhum comentário:

Postar um comentário