sexta-feira, 20 de maio de 2011

Jornalismo Colaborativo

Mídia Espontânea

Jornalismo colaborativo é a ideia de jornalismo no qual o que é publicado é feito pelos cidadão sem formação jornalistica em conjunto com o jornalista profissional.
No Jornalismo Colaborativo o jornalista deixa de ser sujeito da ação, aquele que busca a noticia e passa a gerenciar as informações que chegam através dos seus leitores, com o passar do tempo essa pratica vem ganhando força, principalmente com a evolução das ferramentas de edição na Internet
O jornalismo colaborativo é hoje praticado pelo Portal Terra através do vc repórter, que permite a interatividades entre o portal e seu público, onde o cidadão se torna o repórter enviando diversas matérias sobre os mais variados assuntos.
A proposta é proporcionar uma relação mais direta com o seu público onde ele faz parte da produção da mateira, ele deixa de ser mero expectador e passa a ser sujeito da ação. Gerando não só mídia espontânea como o engajamento do público como a produção de notícia.
Esse tipo de mídia teve sua primeira tentativa bem-sicedia, na internet através do OhmyNews (http://www.ohmynews.com/), que foi lançado em fevereiro de 2000, na Coréia do Sul. Que logo chamou a atençaõ dos especialistas do assunto.  O jornalismo colaborativo se expandiu e hoje abranje a grande maioria dos produtos midiaticos principalmente na Internet. Tornando a participação do seu público cada vez maior. E com a modernização dos meios de comunicação o estimulo é cada vez maior, fazendo com que aumente cada vez mais essa interação entre o profissional e o seu leitor.

                                                                  Terra

Leia mais:




Fontes:
 



Um comentário:

  1. Raiane,
    A pauta é boa. O texto, no entanto, está cheio de problemas de ortografia e pontuação, além de estar muito 'burocrático'. Está mais parecendo um texto institucional do que uma matéria jornalística propriamente. A ideia do podcast com o Renan foi muito boa e as fotos, também
    Abraço,

    ResponderExcluir